Os Posts Relacionados são uma ferramenta muito poderosa para qualquer blog WordPress. Mas uma coisa é certa, até algum tempo atrás não existia soluções gratuitas para posts relacionados no WordPress que realmente atendesse a maioria das necessidades, principalmente quando se trata de design e flexibilidade.
Eu posso dizer isso com absoluta certeza, pois estou sempre procurando novas ferramentas e plugins que são compostos por tecnologias novas, flexíveis, e claro, com um belo design quando possível.
Quem acompanha o Canal WP por um tempo sabe que eu normalmente não escrevo artigos do tipo “melhor plugin ou melhor tema” no singular, prefiro usar listas com as melhores soluções que consigo encontrar e testar.
Mas, quando encontro soluções excepcionais para algum tópico especifico no WordPress onde eu percebo que existe uma grande necessidade, eu preciso compartilhar isso com vocês.
Afinal, as coisas boas são feitas para serem usadas, principalmente quando são gratuitas e oferecem ferramentas que nem as soluções pagas conseguem disponibilizar.
Características Buscadas em Posts Relacionados
Segue alguns dos fatores que me fizeram escolher esse plugin como o melhor para posts relacionados em 2020:
- Facilidade de uso – essa é muito importante pois vai definir o quanto de esforço é necessário para o usuário conseguir alcançar o seu objetivo. Uma linha de aprendizado intuitiva e fácil de aprender é definitivamente o que estamos procurando quando buscamos ferramentas para nosso site WordPress.
- Flexibilidade – o quão poderosa é a capacidade de personalização, posicionamento e uso da ferramenta. Ela deve considerar diferentes cenários, afinal, nem todos pretendem usar um plugin da mesma forma, pois cada um tem necessidades diferentes.
- Tecnologia – utilizar as últimas tendências de tecnologia ajuda o plugin a se manter atualizado, poderoso e seguro. Além de trazer benefícios poderosos para os usuários que outros plugins não vão conseguir sem usar as mesmas tecnologias.
- Design – provavelmente o principal fator buscado por usuários que buscam adicionar posts relacionados em seus posts. Ninguém quer ter um plugin poderoso e totalmente personalizável que não combina com o design do site ou não parece profissional. Ou que não se ajusta à dispositivos móveis como celulares e tablets.
- Atualizações – talvez não seja o mais buscado, mas deveria ser um dos principais fatores na busca de novos plugins WordPress para qualquer fim. Mantendo o plugin atualizado os usuários podem ser beneficiados com segurança, novas ferramentas e melhorias.
- Velocidade – vamos ser realistas, ninguém quer um plugin que aumente o tempo de carregamento de suas páginas. Queremos plugins otimizados até o último byte para não atrapalharmos a experiência de navegação de nossos visitantes, e claro, melhorar nosso posicionamento no Google e outros motores de busca.
Posts Relacionados Realmente São Necessários
Sim, absolutamente. Além dos links internos que você adiciona manualmente em seus posts (ou pelo menos deveria), os posts relacionados são uma ferramenta extremamente poderosa para exibir seus posts antigos ou recém publicados de forma automática que têm alguma relação com o artigo que o visitante está lendo.
Engajamento, é a palavra-chave aqui. Manter seus visitantes interessados em seu conteúdo não é fácil, é preciso bastante experiência e aprendizado. Mais difícil ainda é conseguir fazer seus visitantes se interessarem por outro conteúdo além do que eles vieram buscar em seu site.
Se usados corretamente, posts relacionados podem diminuir a taxa de rejeição dos visitantes do seu site e atraí-los para páginas importantes em seu blog. Na melhor das hipóteses, você consegue sanar dúvidas que o visitante nem pensava naquele momento, isso é extremamente poderoso para o usuário e passa muita confiança e conhecimento.
Yuzo – Melhor Plugin para Posts Relacionados
Yuzo é o melhor plugin para posts relacionados para WordPress no ano de 2020. Desenvolvido por Lenin Zapata, Yuzo tem todas as características que buscamos em um plugin para posts relacionados para WordPress. Inclusive, usamos o Yuzo aqui no Canal WP em todos os nossos posts.
Em 2016, nós elegemos esse mesmo plugin como o melhor para aquele ano. Infelizmente, o autor não conseguiu manter o desenvolvimento do plugin devido a falta de tempo. Mas, ele está de volta, e devo dizer com muito prazer, que está muitas vezes melhor do que a versão que escolhemos em 2016.
Na verdade, é um plugin totalmente novo, apenas carrega o mesmo nome (ou quase) do seu antecessor. Você pode baixá-lo diretamente do repositório WordPress ou através do seu painel administrativo.
Como Configurar os Posts Relacionados com Yuzo
Yuzo é um plugin extremamente avançado quando se trata de posts relacionados. Desenvolvido com a flexibilidade em mente, ele permite que você tenha diversas definições e opções para criar posts e listas relacionados de acordo com as suas escolhas.
Instale e Ative o Yuzo Posts Relacionados
Você pode baixar o Yuzo como qualquer outro plugin indo no seu Painel WordPress > Plugins > Adicionar Novo.
Na barra de pesquisa digite “Yuzo“, agora instale e ative o plugin.
Ou baixe direto do repositório WordPress e suba o plugin usando FTP:
NOTA IMPORTANTE:
O plugin foi removido do repositório WordPress e não tem mais uma versão gratuita, isso significa que não haverá mais atualizações e suporte.
O autor do plugin decidiu continuar o desenvolvimento do plugin apenas para a versão PRO.
Mas nós estamos disponibilizando a última versão gratuita que temos do plugin para nossos visitantes logo abaixo:
Última Versão GratuitaSe você deseja ter um plugin atualizado com novas características, suporte e segurança eu recomendo que compre a versão PRO:
Atualmente a versão gratuita funciona perfeitamente e é segura, mas com o passar do tempo isso pode mudar. Então, utilize a versão gratuita por sua conta e risco.
Sentimos muito sobre isso, o melhor que podemos fazer é disponibilizar a versão gratuita para você.
Definindo as Configurações do Yuzo Posts Relacionados
Antes de criarmos nosso primeiro Yuzo, vamos definir as configurações do plugin.
Para isso, vá em seu Painel WordPress > Yuzo > Settings.
Tab Geral (General)
- Default Image URL – Escolha uma imagem para funcionar como substituta no caso de algum post não ter uma imagem em destaque definida.
- Show on Feed – Escolha se você deseja exibir posts relacionados no seu Feed RSS.
- Mode Debug – Se você encontrar algum problema com o plugin em sua instalação ative essa opção e solicite ajuda no fórum de suporte para que o autor possa identificar o problema com mais facilidade.
Minha recomendação é que você defina uma imagem substituta em Default Image URL, e deixe as outras duas opções desmarcadas.
Tab SEO
- Target link – Se ativado, ao clicar no link do post relacionado o navegador abrirá o post em uma nova guia.
- Rel=nofollow – Se ativado, os links dos posts relacionados não serão rastreados pelos motores de busca como o Google.
- Remove link href in related – Se ativado, o atributo href será removido dos links. Mas os cliques funcionarão normalmente.
Minha recomendação é que você deixe essa opção exatamente como na nossa imagem. Só mude se você tiver certeza do que está fazendo e isso faz parte da sua estratégia SEO.
Tab Visualizações (Views)
- Post type – Defina o tipo de post que o Yuzo deve contar as visualizações. Como no Canal WP usamos o Yuzo apenas em nossos posts só selecionamos essa opção.
- Format thousands – Escolha qual o separador de milhares você quer usar, virgula ou ponto.
- 1000 to 1k – Transformar cada 1000 visualizações em 1k para facilitar a leitura.
- Show views – Escolha onde você quer exibir as visualizações, acima ou abaixo do post. Ou se você não quer exibir nenhuma visualização.
Essas opções ficam realmente a sua escolha. Aqui no Canal WP nós não exibimos o número de visualizações pois acreditamos que não acrescenta nada para nossos visitantes.
Tab Estilo Personalizado (Custom Style)
Se você precisar adicionar algum estilo CSS personalizado pode usar essa opção.
Mas, se você prefere fazer as alterações diretamente no arquivo style.css do seu tema, recomendamos que você use um tema filho.
Criando Posts Relacionados no WordPress com Yuzo
Agora que já definimos as configurações do plugin de acordo com as nossas necessidades, vamos criar alguns Posts Relacionados com Yuzo.
Para isso, siga em seu Painel WordPress > Yuzo > Related | List > Add New Yuzo.
Posts Relacionados Abaixo dos Posts
Na Tab Design, nós teremos uma enorme variedade de definições que podemos aplicar em nossos posts relacionados.
Como você pode ver o plugin oferece um sistema de visualização ao vivo que permite que você verifique suas modificações em tempo real, sem precisar ficar olhando em seus posts e realizando alterações para chegar no resultado desejado.
Como são muitas opções, vou dar apenas uma passada rápida no que precisamos fazer para exibir nossos posts relacionados abaixo dos posts com as configurações ideais.
Tab Design
- Title – Defina o título que ficará acima dos posts relacionados, os mais comuns são “Posts Relacionados”, “Artigos Relacionados”, “Leia Mais”, “Mais Artigos” e etc. Perceba que ele automaticamente adiciona o cabeçalho H4 no título, mas você pode usar qualquer um dos cabeçalhos disponíveis que desejar de H1 até H6. Ele não aceita outras tags HTML, apenas cabeçalhos. Aqui no Canal WP nós usamos o cabeçalho H2, mas você deve escolher o que combina melhor com o seu site. (não recomendo usar H1)
- Location – Aqui é onde vamos definir onde os posts relacionados devem ser exibidos, no nosso caso será logo abaixo do nosso conteúdo. Para isso, escolha Content > Bellow Post Content.
- Templates – Aqui você pode escolher o modelo (Template) de estrutura que quer usar como base. Como vamos colocar nossos posts relacionados no final dos posts, o modelo Grid se encaixa melhor para esse fim. Mas, você pode escolher outro que se encaixe melhor no seu design.
- Text Customization – Defina como você quer exibir as opções de texto para o título do post e descrição (caso você opte por usar o resumo do post). Escolha o Tamanho da Fonte, Altura da Linha, Peso da Fonte, Cor do texto e Cor do texto sobre o mouse, exatamente nessa ordem.
- Number of Posts per Device – Essa opção funciona por dispositivo, ou seja, ele tem 3 opções que serão usadas para celular, tablet e desktop. Você pode definir a quantidade de colunas e linhas que os posts relacionados devem ter de acordo com o dispositivo selecionado. Isso é muito bom para manter o visual adequado dos posts relacionados de acordo com o dispositivo do visitante.
- Excerpt – Se você quer exibir o resumo dos posts em seus posts relacionados, ative essa opção. Defina de onde o plugin deve tirar o texto, do inicio do texto ou do resumo definido por você.
- Image – Escolha qual o tamanho da imagem (definidas pelo seu tema) você quer que o plugin utilize nas miniaturas dos posts relacionados, o recomendado é o tamanho médio (medium) para que sua imagem não perca qualidade. Também pode definir o aspect ratio, sendo 4 – 3 para imagens largas como as que usamos aqui no Canal WP, 1 – 1 para imagens quadradas.
- Meta – Escolha quais as informações de metadados você quer usar nos posts relacionados. Como categorias, autor, visualizações, data, comentários e etc.
- Wrap Box – É a caixa que envolve todo o aglomerado de posts, você pode adicionar margin, padding e definir uma cor de fundo.
- Wrap Post – É a caixa que envolve cada post individualmente, você pode definir o espaço entre cada post aqui.
- Text Above and Bellow – Se você deseja adicionar algum texto acima ou abaixo dos posts relacionados, pode usar essa opção.
Tab Algorithm
Em algorithm você pode definir as condições de relação que deverão ser aplicadas quando Yuzo tentar exibir os seus posts relacionados.
Eu recomendo que você utilize Yuzo Relationship, mas se você quiser algo mais personalizado para sua necessidade cabe a você decidir.
Tab Display
Por padrão o Yuzo exibe os posts relacionados apenas nos posts. Nessa seção você pode definir onde exibir.
- Show only in post type – Defina em quais tipos de post o Yuzo que você está criando deve aparecer, aqui nós só usamos o Yuzo em posts.
- Categories will appear – Defina em quais posts de categoria especifica esse Yuzo deve aparecer. É diferente de quais categorias ele deve buscar as informações para exibir os posts relacionados (isso você pode definir na Tab Algorithm).
- Places on the page – Yuzo só é exibido nos posts. Se você criar um Yuzo Widget e querer que ele também apareça em outras páginas padrão do WordPress, você pode defini-las aqui.
- Use this Yuzo as a template list – Essa opção permite que você exiba o Yuzo como um modelo de lista, é necessário alterar os templates do WordPress (arquive.php, category.php entre outros). Requer algum conhecimento de codificação.
- Show only in post specific – Se você quer exibir esse Yuzo apenas em alguns posts, adicione a lista de IDs separados por virgula que você quer exibir os Posts Relacionados.
Yuzo Configurado com Sucesso
Parabéns! Você configurou seu primeiro Yuzo Posts Relacionados com sucesso.
Agora deve ser capaz de visualizá-los no final dos seus posts de acordo com as suas configurações.
Você também pode usar o Yuzo em forma de Widget e Shortcode.
Posts Relacionados Barra Lateral (widget)
Para criar um Yuzo Widget basta criar um Yuzo como anteriormente e em location selecionar Widget:
Defina as configurações para essa Widget como você fez no primeiro Yuzo.
Agora vá em Painel WordPress > Aparência > Widgets.
Selecione a Widget Yuzo, e arraste até a seção que você quer exibir em seu site.
Agora adicione um título e selecione a Widget que você criou.
Pronto! Seu widget já deve estar aparecendo com as definições que você escolheu.
Posts Relacionados Com Shortcodes
Para criar um Yuzo em forma de Shortcode o procedimento é praticamente o mesmo que nas Widgets.
Crie um Yuzo, na Tab Design vá para location e selecione Shortcode:
Novamente, defina suas opções e clique em salvar.
Dentro do próprio Yuzo você já pode ver os Shortcodes disponíveis:
Como você pode ver ele também te dá um código php para adicionar o Yuzo diretamente nos templates do seu tema.
Nesse caso o ideal é que você use um tema filho para esse tipo de alteração, assim seu tema não sofre alterações e pode se manter atualizado.
Conclusão
Posts Relacionados são extremamente poderosos, e agora mais do que nunca, ficou muito fácil de implementá-los em seu site. O Yuzo te dá opções que nenhum outro plugin para posts relacionados oferece.
Acredito que agora você deve conseguir exibir lindos e eficientes posts relacionados em seus posts (ou onde quiser) sem muito esforço. Sem contar que provavelmente você estará ajudando ainda mais seus visitantes exibindo informações relevantes sobre o seu conteúdo.
E você, qual plugin para posts relacionados você usa? Acha que ele é melhor do que o Yuzo na sua opinião? Me deixa saber nos comentários, eu adoro conhecer novos plugins e testá-los, quem sabe você não muda minha opinião? Até o próximo artigo!
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
Social Warfare PRO
PublishPress
Envira Gallery
Os posts relacionados podem ser usados diretamente em alguns temas sem a instalação de plug-ins. Mas quando o tema não tem essa opção um plug-in é ótimo.
Plugin foi desativado em março de 2020 de forma definitiva.
Olá Francisco,
Obrigado por deixar seu comentário.
Essa informação já está inclusa no artigo.
Abraço.
São poucas as vezes que eu paro pra ler um artigo completo, mas esse mereceu toda atenção. Definitivamente seu artigo ficou completíssimo e com uma qualidade excepcional. Pelo que pude perceber, esse plugin realmente vai resolver a vida da gente que precisa exibir os artigos relacionados. Sou um pouco avesso ao uso demasiado de Plugins, mas seu artigo me convenceu de que este é rápido e seguro. Espero que mais pessoas tenham conhecimento do seu blog e possam divulgá-lo para a comunidade que uso WordPress. Obrigado por compartilhar seu conhecimento de uma forma clara e de fácil acesso. Hoje mesmo… Continue Lendo »
Boa tarde, Emerson.
Muito obrigado pelos elogios, fico muito contente.
Desde que o antigo plugin saiu de circulação que venho em busca de outro compatível.
Mas nenhum dos que eu testei era realmente completo, nem mesmo os pagos.
Ainda bem que o autor decidiu retomar o desenvolvimento e com um modelo bem mais moderno e confiável.
Espero que você obtenha bons resultados em seu site, assim como outros visitantes.
Agradeço por deixar seu comentário.
Grande abraço.
Boa noite,g
Estava procurando um plugin, que estivesse atualizado e com essas características. O artigo caiu como uma luva. E acabei encontrado outros artigos riquíssimos que vão me ajudar com meu blog!!!!
Eu digo o mesmo Márcio Monteiro… que artigo fantástico!
Fala Gabriel!
Excelente post!
Vinha quebrando a cabeça a procura de um plugin de posts relacionados. Já havia testado uns 4. Não havia conseguido o resultado esperado com nenhum deles.
Esta indicação foi muito boa!
Olá Fabio,
Obrigado por deixar seu feedback sobre o plugin.
Fico feliz que tenha gostado, espero que veja bons resultados em seu site.
Grande abraço!