O WordPress começou como uma simples plataforma para gerenciamento de conteúdo e tornou-se um CMS robusto e que vai muito além daquilo que você consiga imaginar. Surgiram ambientes e empresas especializadas apenas em produzir serviços e produtos para WordPress, o uso básico do WP evoluiu. Hoje você encontra de sites até lojas virtuais, blogs com designs avançados e de funcionalidades especificas para cada negócio ou necessidade.
Essas conquistas foram possíveis pela estrutura do WordPress, que desde o início foi criada em bases sólidas e flexíveis. O WP permite que você alie a sua criatividade com as suas funções nativas, te deixando livre para construir o que bem entender. E a estrutura de uma Taxonomia WordPress é um fator determinante e viabilizador para conseguir isso.
Utilizando Taxonomia Personalizada WordPress
Se você usa ou já utilizou algum tema mais avançado onde existam áreas específicas – como Portfólio por exemplo, já percebeu que o WordPress vai muito além da criação de posts e páginas. Ele te permite criar sistemas complexos por meio de uma estrutura básica de “posts” e agrupadas por taxonomias. Logo de início eu já vou te dizer que aqui eu vou ensinar, de forma mais explicada, tudo o que você também vai encontrar no Codex WordPress.
Taxonomias e Seu Uso
Se você começou a utilizar há pouco tempo o WordPress, talvez ainda não tenha percebido como as coisas funcionam por aqui. Nosso cenário comum é baseado em Posts. Estes, que são organizados e agrupados por meio de categorias e tags. Esses 2 últimos, são nada mais, nada menos que taxonomias.
São as taxonomias WordPress as responsáveis por tornar o entendimento da nossa lógica de informações mais fácil. Assim, muita gente desenvolve taxonomias novas e customizadas para seus sites, blogs e lojas virtuais. Por exemplo, é muito comum encontrarmos a ideia de um Blog sobre Filmes. Onde, a criação da taxonomia ‘Gênero’ é realizada para melhor organizar e exibir conteúdos para os visitantes.
Criando uma Taxonomia Personalizada
Se chegamos até aqui, acredito que você entendeu o que é uma taxonomia, qual o seu objetivo dentro do WordPress e que ‘categorias’ e ‘tags’ são taxonomias nativas e prontas do WP. Excelente!
Você pode estar se perguntando: “E se eu quiser criar taxonomias personalizadas? A ideia de categorias e tags não se aplica ao meu negócio ou ao do meu cliente. O que posso fazer?”. O CanalWP tem a resposta para todas essas indagações!
Se você precisa de taxonomias personalizadas, é isso que você terá. Vamos te passar um código prontinho. Claro, você precisa alterar algumas áreas para deixar com o nome que você quer, dentre outros detalhes pertinentes ao seu projeto.
Abra o arquivo functions.php do seu tema – via Editor WordPress (Aparência > Editor) ou pelo Editor de Código de sua preferência (wp-content > themes > SEU TEMA), e no final do arquivo adicione as seguintes instruções:
function cwp_register_taxonomy_genero(){ register_taxonomy( 'genero', 'post', array( 'label' => __('Gêneros'), 'rewrite' => array('slug' => genero), 'hierarchical' => true ) ); } add_action('init', 'cwp_register_taxonomy_genero');
Perceba que na 3a linha estamos informando o termo para a nova taxonomia ‘Gênero’. Na 4a linha nós estamos informando o tipo de Post que receberá aquela taxonomia. Nas linhas seguintes temos a forma como o nome da taxonomia será exibida em nossa Dashboard WordPress, bem como o slug que deve ser igual ao termo definido na 3a linha de código.
Obs: No caso de você querer criar uma taxonomia para um custom post type ou post personalizado, ao invés de ‘post’ na 4a linha, você deve informar o nome do post personalizado. Por exemplo, para um custom post de nome Filme o código ficaria assim:
function cwp_register_taxonomy_genero(){ register_taxonomy( 'genero', 'filme', array( 'label' => __('Gêneros'), 'rewrite' => array('slug' => genero), 'hierarchical' => true ) ); } add_action('init', 'cwp_register_taxonomy_genero');
Você pode criar quantas taxonomias quiser utilizando esse código. É preciso sempre utilizar nomes de funções únicos e passar os dados pertinentes ao tipo de post e nova taxonomia.
Taxonomia Nativa e Tipos de Posts Personalizados
E se eu quiser utilizar uma taxonomia padrão (categoria ou tags), mas agora com posts personalizados? Fácil! O que precisamos é associar uma ou mais taxonomias, para o seu novo tipo de post. Logo, teremos de fazer uso da função WordPress register_taxonomy_for_object_type(). Essa função pode ser usada para associar qualquer taxonomia a qualquer tipo de post. Então, não interessa se você tem 10 tipos de post – todos eles podem ter uma dessas taxonomias WordPress associadas a eles.
Do mesmo modo que fizemos no tópico anterior, você deve adicionar o código a seguir ao arquivo functions.php e fazer as alterações necessárias para os seus tipos de post.
function cwp_register_taxonomy_for_object_type_filme(){ register_taxonomy_for_object_type('category', 'filme'); } add_action('init', 'cwp_register_taxonomy_for_object_type_filme');
Depois de salvar as alterações realizadas no arquivo de funções do seu tema (functions.php), você deverá visualizar no Painel WordPress que as categorias padrão para posts agora aparecem também no menu referente ao seu tipo de post personalizado.
Importante Saber
É importante que ao se jogar no mundo de desenvolvimento WordPress, você se preocupe em estudar os impactos que cada função tem no seu banco de dados e servidor. As taxonomias são utilizadas para agrupar e organizar, ou seja, são excelentes para quando você precisa realizar buscas por exemplo – tanto no Painel, quanto no Front-End.
Assim, as taxonomias mexem diretamente com queries e tendem a ser rápidas. No entanto, se a sua necessidade não é organizar seus conteúdos para posterior busca – utilizar meta dados WordPress é algo mais indicado. Pois, taxonomias utilizam índices e você enchendo seu banco de dados com termos que jamais utilizará novamente. Falaremos mais sobre meta dados em breve.
Conclusão
Taxonomias WordPress são peças-chave para organizar e distribuir ideias, produtos, imagens e todo tipo de conteúdo que você necessite. Posso dizer que o pontapé inicial para quem quer fazer uso mais avançado e desenvolver WordPress é entender e aplicar o uso de taxonomias.
O CanalWP busca ser o mais claro possível para que você entenda como o mundo WP é maravilhoso e cheio de oportunidades para que você crie o que sempre sonhou. Esperamos ter conseguido!
Se você achou este artigo interessante ou se de alguma forma ele lhe foi útil considere compartilhar nas redes sociais. Você também pode deixar seu comentário abaixo para compartilhar a sua opinião sobre as nossas configurações, ou até mesmo deixar dicas que possamos ter deixado passar despercebido.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
PixelYourSite PRO
Asset CleanUP PRO
LifterLMS
Era isso que eu tava pesquisando para colocar minha categoria mais fácil é dinâmico. obrigado canal WP
Obrigado pelas dicas. Ajudou bastante.
Bom dia! Meu nome é Francisco e tenho uma dúvida, estou tentando montar uma loja virtual com woocommerce e gostaria de criar uma opção de menu que mostrasse duas categorias simultâneas, por exemplo, tenho as categorias: Bebes, Crianças, Teens, Masculino, Feminino, Calças. Gostaria de criar uma arvore que mostrasse os produtos de bebês, e dentro desta opção por exemplo, um menu masculino, mostrando apenas o que é roupa de bebe masculino. Se fizer uma estrutura de árvore com todas as minhas categorias cheguei a 1906 categorias, sem a estrutura de árvore cheguei a 46, porém não consigo mostrar os produtos… Continue Lendo »
Olá! Acredito que aqui seja o melhor post para tratar desse tema: me parece que o wordpress (de alguma forma) removeu a inserção de categorias nas páginas (não em posts). Como que eu faço para colocar uma categoria na página agora? Tem algum lugar que não enxerguei que me permite fazer isso? (posso passar mais detalhes, caso não tenha sido bem compreendido)
Olá Phillip, Nesse caso você sempre pode entrar em contato conosco pelo formulário de contato. Mas vamos a sua dúvida. O WordPress nunca teve categorias em páginas, se em seu blog havia, é porquê foi adicionado como uma taxonomia personalizada para as páginas. Se essa opção sumiu para você, é porquê você atualizou alguma coisa que não deveria (como tema, plugin ou função personalizada em seu tema). Se não atualizou, de alguma forma o código que adicionava a taxonomia personalizada foi removido/editado. Você pode tentar utilizar esse plugin => https://wordpress.org/plugins/add-category-to-pages/ para alcançar o que precisa ou criar uma taxonomia personalizada… Continue Lendo »