Mais do que uma consequência influenciada pelo tempo, quando trocamos de tema no WordPress nosso site tende “a respirar um novo ar”. Um tema é a cara do nosso blog. Portanto, deve ser muito bem pensado e escolhido para que expresse bem a sua ideia e favoreça um navegação prazerosa a seus leitores. Como realizar a alteração de um tema por outro é algo inevitável com o desenvolver do trabalho, precisamos ter em mente o que acontece quando trocamos de tema no WordPress e quais os passos e preocupações devemos ter.
Trocando de Tema no WordPress
Antes de Trocar o Tema
Uma boa prática para manter a integridade do seu site, não perder informações e configurações que precisam ser refeitas é manter backups. Por isso, antes de realizar a alteração do tema de seu site, faça um backup para garantir que, se algo der errado e você precisar aplicar o tema antigo, nenhuma configuração será perdida. Então, dá uma olhada nesse artigo para ver como fazer um backup de segurança do seu site.
Atenção aos Menus
Muito normal é criarmos menus personalizados para a necessidade do nosso blog, loja e site. No entanto, quando trocamos de tema no WordPress esses menus são desabilitados. Calma, calma, não precisa se apavorar. Eles não irão ser deletados ou excluídos. Apenas precisarão ser configurados para a exibição em um novo local dentro do tema que agora você está utilizando.
Para fazer essa redefinição, acesse Aparência > Menus e selecione um menu por vez para fazer a configuração. Escolha o local desejado para a exibição de cada menu que você possui – clicando nos checkboxes existentes para as opções que o tema oferece. Depois, clica lá no botão Salvar e pronto. Tudo nos conformes novamente!
Crie Novos Menus
Se você percebe que há a necessidade de criar novos menus para a utilização em seu novo tema, faça-o sem medo! Muitos temas oferecem locais para a exibição de menus no topo, laterais, rodapé, menu principal e em locais e páginas específicas. Por isso, optar por novos menus pode ser obrigatório agora que seu site está utilizando um novo tema.
Ainda em Aparência > Menus você deve localizar o link criar um novo menu, clique nele. Depois, dê um nome objetivo e claro para o mesmo e clique no botão Criar menu. Agora é só selecionar as páginas, posts, categorias e adicionar links personalizados, selecionar o menu que acaba de criar e adicionar tais itens a ele.
Alterações nos Widgets
Assim como os menus sofrem alterações quando trocamos de tema no WordPress, os widgets também são afetados. A razão para isso é realmente muito simples. Cada tema traz em si widgets e sidebars – áreas para exibição de widgets, de forma padrão. Há a possibilidade de altera-los e deixar do jeito que você quer. Todavia, assim que um tema é ativado pela primeira vez, os widgets que antes tinham sua localização nas respectivas sidebars são desativados.
Daí, o que você precisa fazer para que que seus antigos widgets e possivelmente, os novos que você escolha sejam exibidos? Arrastar e soltar cada um deles para as novas sidebars existentes por padrão em seu novo tema. Logo, acesse Aparência > Widgets e faça as escolhas e alterações para os locais de exibição do jeito que você achar melhor. Lembre-se de manter a estrutura e exibição de informações de maneira agradável e organizada. Isso vai te ajudar a escolher quais widgets utilizar e os melhores locais para cada um deles no layout do seu site.
Custom Post Types e Taxonomias
Quanto mais aumentamos os nossos conhecimentos em WordPress. mais utilizamos das facilidade e possibilidades que a plataforma oferece. Os Custom Post Types e Taxonomias são algumas delas. O uso destas é muitíssimo eficaz e eficiente para sites robustos e cheios de especialidades. Quando trocamos de tema no WordPress, muitos dos posts customizados e taxonomias podem ser perdidas. Iss porque podemos estar utilizando aquelas que o tema antigo oferecia e não as que criamos segundo a nossa necessidade.
Sendo assim, fazer a exportação e importação para o novo tema vai te dar a certeza que o nível de usabilidade e otimização para o seu trabalho não serão perdidos. Bem como as maneiras já utilizadas para a organização e indexação de conteúdos em seu site WordPress. Dá uma olhada nesse plugin para exportar custom post types.
Shortcodes
Os códigos, mais conhecidos como shortcodes podem ser utilizados em seu site a partir do momento em que seu tema disponibiliza para você alguns por padrão, ou que você crie os seus próprios de forma personalizada. Como os shortcodes que criamos e configuramos são implementados no arquivo functions.php do tema corrente, logicamente que ao trocarmos de tema WordPress esses shortcodes serão perdidos. O que acarretará na exibição dos mesmos de forma crua onde estiverem sendo utilizados.
Para resolver o problema, copie os respectivos shortcodes que foram implementados no arquivo de funções do seu tema antigo e cole no functions.php do seu novo tema. Salve tudo e verifique se está tudo rodando normalmente em seus posts, widgets e arquivos de temas que utilizem tais códigos.
Conclusão
Realizar mudanças em nosso site WordPress é algo extremamente necessário. Melhorar o ambiente, estrutura e visual do blog ou loja virtual para oferecer uma melhor usabilidade, navegação e consumo de conteúdos por parte de seus leitores é essencial para o seu sucesso. Por isso, quando percebemos que dar uma mudada drástica em nosso site será algo benéfico, fazer a mudança de tema é algo importante.
Todavia, lembre-se das consequências que a escolha acarretará. Reconfigurar menus, widgets, exportar e importar posts customizados e taxonomias é algo inevitável. É por isso que a realização do backup é obrigatório para garantir a integridade das configurações, estrutura e conteúdos do seu site. Quando trocamos de tema no WordPress, apenas coisas boas devem ser esperadas, mas estar precavido para qualquer percalço é o que vai te livrar de grandes dores de cabeça.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
BuddyBoss
Q2W3 Fixed Widget
MonsterInsights
Bom dia,
Sou iniciante e estou com uma dúvida .
Fiz o download do tema store Villa para o meu site . Gostaria de saber porque as imagens deste tema não vem junto ?? E se é possível buscar essas imagens??
Obrigado
Olá Esdras,
Isso é normal. A maioria dos temas gratuitos não vem com arquivos para você deixar o tema como na demo.
Essa funcionalidade é mais comum em temas premium. Mas você pode dar uma olhada na documentação do tema e verificar se existe essa possibilidade.
Abraço.
Obrigado , Gabriel vou dar uma olhada na documentação.
Abraço!
Olá, bom dia! Eu quero alterar o tema do meu site mas ele já tem um tema filho e um tema pai, como faço exatamente? Altero os dois? Estou um pouco perdida…
Olá Julia,
Basta ativar o novo tema que deseja utilizar e o tema pai e filho do tema antigo serão desativados.
Abraço.
Boa noite!
tudo bem? estou com um problema , troquei meu template, e agora não consigo vizualizar as categorias dos post, quando tento ver a categoria ele me manda pra pagina principal .
Você consegue me ajudar?
pode me mandar um orçamento?
Olá Ana,
Tentar ir em Configurações > Links Permanentes, e clica em Salvar Alterações para reconstruir os links.
Veja se isso resolve seu problema.
Abraço.
Oi Gabriel , obrigada pela rápida resposta a estrutura da url estava errada. recebi ajuda e deu tudo certo. Parabéns pelo site
Olá Sendy/Gabriel, tudo bem?
Adorei o post, também acredito que a mudança de tema se faz necessário depois de algum tempo.
A minha dúvida é se os códigos do Google Analytics, Adsense e e etc. que estão no header continuam com a mudança do template ou é necessário inserir tudo novamente?
Muito obrigado.
Olá Fabio, tudo ótimo!
Obrigado por deixar seu comentário.
Se você adicionou os códigos diretamente nos arquivos header.php então eles serão perdidos. Se você utilizou um plugin que adiciona código no header então você não irá perder nada. Então para te informar o que vai acontecer preciso saber como você adicionou os códigos.
Fico no aguardo.
Abraço.
Gabriel, tudo bem?
Obrigado pela rápida resposta.
Adicionei os códigos manualmente diretamente no header. :(
O meu tema teve uma atualização e estou com muito receio de atualizar, porque tenho que excluir e depois instalar novamente.
Vou puxar um plugin e adicionar por meio dele para não perder nada.
Muito obrigado pela dica e o seu site é o melhor de WP de todos.
Abraço.
Boa noite, Fabio.
Nesse caso, infelizmente, vai ser necessário adicionar os códigos novamente.
Eu recomendo que você utilize esse plugin que facilita bastante adicionar e migrar esses códigos => https://br.wordpress.org/plugins/header-footer/
Fico feliz que goste de nosso conteúdo, sempre nos motiva a continuar o nosso trabalho.
Abraço.
Oi, Sendy! Em primeiro lugar, adoro o seu canal. Sou iniciante na plataforma WP, mas vejo o seu cuidado e carinho ao montar cada página. Percebo que se preocupa em passar uma mensagem clara, objetiva e de modo facilitado, que atenda as necessidades do público leigo (como eu…rsrsrsrs) e o mais exigente. Vamos lá! Acho linda as cores do site, diagramação etc. Mas, tem uma coisa que chamou ainda mais minha atenção, sua barra lateral de rolagem fixa (sei lá como se fala…rsrsrsrs). O post pode ser longo, mas a caixa newsletter mantem-se fixo. Qual o plugin que você usa?… Continue Lendo »
Olá S.O.S,
Comentários como o seu nos fazem ter ainda mais vontade de melhorar todos os dias, muito obrigado.
O plugin que utilizamos é o https://wordpress.org/plugins/q2w3-fixed-widget/
Abraço.
Olá S.O.S,
Comentários como o seu nos fazem ter ainda mais vontade de melhorar todos os dias, muito obrigado.
O plugin que utilizamos é o https://wordpress.org/plugins/q2w3-fixed-widget/
Abraço.