Uma coisa muito corriqueira na vida de um administrador de sites é perder alguma senha de acesso. Muitas vezes são tantos sites que temos de gerenciar, que mesmo criando uma lista com todos os acessos – usuários e senhas, acabamos perdendo ou esquecendo esse tipo de informação tão importante. Daí temos de partir para redefinir a senha de acesso, o que muitas vezes dá para fazer pelo próprio sistema de Login do WordPress.
A plataforma WordPress oferece uma forma muito fácil de redefinir senhas de acesso, mas se sua hospedagem está com algum problema, sem configuração para envio de e-mails ou você está desenvolvendo em localhost, terá de encontrar outra forma para redefinir a senha de acesso. Geralmente você pode pedir pela redefinição de senha nativa do WordPress, que envia ao e-mail cadastrado a opção de redefinição da senha, sem essa opção só nos resta apelar para outras técnicas.
Redefinir Senha pelo Banco de Dados
Para realizar a redefinição de senha direto pelo banco de dados do seu site, você deve ter em mãos as informações para acessar o cPanel e o phpMyAdmin – é aqui onde você gerencia diretamente seu banco MySQL.
Bom, já dentro do phpMyAdmin você deve selecionar o banco de dados referente ao site em questão. Caso você tenha apenas um banco de dados em sua hospedagem, apenas o mesmo estará sendo exibido na lateral esquerda do phpMyAdmin.
1 – Tabela wp-users
Com o banco de dados aberto – que contém o usuário onde você quer redefinir a senha, você tem de encontrar a tabela wp_users. É nesta tabela que os usuários do seu site WordPress ficam guardados.
2 – Editar Usuário
O usuário referente ao administrador costuma ser o primeiro da lista, mas caso você precise redefinir a senha de outro usuário é só procurar pelo mesmo nesta mesma tabela.
Achou o usuário em que pretende mudar a senha, é só clicar na opção Editar.
3 – Redefinir Senha
Agora você vai alterar somente a linha user_pass.
Na coluna Função selecione na lista a opção MD5.
Na coluna Valor é onde você deve digitar a nova senha. Pode apagar o conteúdo existente ali e inserir a nova senha.
4 – Salvar a Alteração
Depois que você escolheu Função = MD5 e na coluna Valor você digitou a nova senha, clique no botão Executar no final da listagem de informações.
Redefinir Senha pelo functions.php
Outra maneira muito fácil e descomplicada de redefinir a senha de usuário é por meio do arquivo functions.php.
1 – Acessar Arquivo functions.php
Em todo e qualquer tema WordPress um arquivo functions.php existe. Então, se você tem conhecimento de qual o seu tema e também das informações para acesso via FTP, vamos conseguir redefinir a senha por este método.
Você precisa encontrar e editar o functions.php seguindo o caminho wp-content > themes > TEMA DO SEU SITE > functions.php
2 – Adicionar Código para Redefinir Senha
Com o arquivo functions.php aberto para edição, logo após as tags de abertura do PHP você vai adicionar o seguinte código:
wp_set_password ('NOVASENHA', 1);
Perceba que, estamos utilizando uma função nativa do WordPress que faz exatamente a alteração da senha.
Primeiro você deve inserir a nova senha, como estamos focando em alteração para usuário administrador, não mude o número ‘1’ que segue no código. Esse número é referente ao ID do usuário no sistema de banco de dados.
Se você fez a inclusão do site, salve o arquivo.
3 – Fazer o Código Redefinir a Senha
Neste método, onde alteramos a senha direto pelo arquivo, não basta apenas incluir a linha de código e salvar. Existe um detalhe muitíssimo importante.
Depois de realizar o Passo 2, você deve acessar o site onde se está redefinindo a senha de usuário. É neste momento que o functions.php é carregado e consequentemente, o comando que altera a senha é lido.
Acessou o site, rodou o functions.php, volte ao arquivo e apague o comando que adicionamos no passo anterior. Retirar o código preciso, porque senão todas as vezes que qualquer página do site for carregada, o comando é lido novamente. Então, apague-o!
Se você conseguiu realizar todos os passos com sucesso, tenho certeza que já consegue acessar seu Painel WordPress normalmente. Esse é o tipo de dica ou “pulo do gato” que acabamos aprendendo com o tempo e que em vários momentos será necessário realizar.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
Revive Social
BuddyBoss
WPForms